
Confesso que na minha imaginação o Centro de Arte Contemporânea ZEFA mais não devia passar do que um mero lugar dedicado à arte, onde podia passar uma meia horita agradável a travar conhecimento com o trabalho de um artista local.
Bota Filipe é um apaixonado pelo espaço, numa perspectiva urbanistica et de uma arquitectura paisagística e que, antes dos 50 anos nunca tinha visto uma exposição de arte. Militar de carreirra resolveu ir, de mãos dadas com a sua esposa, D. Cândida Paz, tirar um curso de pintura ao que se seguiu un outro de escultura. A preserverança, o trabalho e o génio são responsáveis pelo resto.
O projeto é simples e ao mesmo tempo ambicioso dado que ele depende também daquilo que as escolas e os pais pretendem oferecer às crianças e aos filhos. A arte não se ensina. Mas dar a conhecer as diferentes formas de arte e despertar o seu interesse é da responsabilidade de todos quantos trabalham na formação das gerações presentes e futuras.
Fica pois a informação de que no sitio das Pereiras, em Almancil, existe um lugar mágico, digno de tantos outros dedicados à arte contemporânea espalhados pela Europa e que abre às suas portas gratuitamente e oferece-nos aquela certeza de que só os verdadeiros poetas têm o dom de inventar os sonhos…




Video: Luis Patricio
Photos: Armando Ribeiro


Je m’installerais bien dans la maison bleue, moi!
Estou surpreendido com as obras e sobretudo com a involvência do sitio. Encantador. Não vou perder numa próxima visita ao Algarve. Obrigado pela maravilhosa exposição.
Um espaço único e maravilhoso!